quinta-feira, 19 de março de 2009

Obamismo



Seria mesmo indícios de socialismo? Ou uma política meio comunista meio capitalista? É o que hoje os americanos de direita radical se perguntam sobre a política de Obama face a crise mundial.

Depois da doação de 180 bilhões de dólares para a maior seguradora do mundo, a AIG, o governo Obama tem recebido duras críticas.

O presidente norte-americano não pode deixar falir uma empresa considerada de grande porte como a AIG, mas também não pode doar bilhões para melhorar a situação da bolsa. Assim fica complicado. O economista ganhador do Nobel de 2007, Eric Maskin, comenta na Veja dessa semana que a estratégia evidente é ajudar essas companhias, se preciso for, estatizá-las e depois privatizá-las ao acabar a crise. É um processo meio comunista que, na verdade, ajuda a engrenagem do capitalismo, tudo no seu tempo certo.

Fica a questão se essas medidas vão prejudicar a concorrência, ou seja, se os bancos e seguradoras menores que, apesar da crise, estão crescendo, vão despencar já que não receberam incentivos federais. Nesse caso, pode ocorrer um certo medo dos correntistas já acanhados no momento, piorando ainda mais a crise financeira.

Nenhum comentário: